"A arte deve antes de tudo e em primeiro lugar embelezar a vida, portanto, fazer com que nós próprios nos tornemos suportáveis e, se possível, agradáveis uns aos outros: com essa tarefa em vista, ela nos modera e nos refreia, cria formas de trato, vincula aos não educados as leis de convivência, de limpeza, de cortesia, de falar, de calar a tempo certo." Nietzsche

Erasmo de Rotterdam


São necessários homens altos e robustos que reflitam pouco e avancem. Por acaso, haver-se- ia de preferir esse Demóstenes soldado que, seguindo os sábios conselhos de Arquíloco*, jogou para longe seu escudo para dar-se à fuga, logo que percebeu a presença do inimigo? Era tão negligente no combate quanto sábio na tribuna.
[...] A nobre guerra é feita por parasitas, alcoviteiros, ladrões, sicários, boçais, imbecis, devedores, insolventes, em resumo, pelo refugo da sociedade e, de modo algum, por filósofos que velam a luz da lamparina.

*Os espartanos baniram Arquíloco por haver confessado e se gabado de ter largado o escudo para fugir com maior destreza e mais depressa. O orador Demóstenes teria feito o mesmo em outra batalha. 
 
Citado em Elogio da Loucura de Erasmo de Rotterdam